Serviço Educativo
ACÇÕES PRESENCIAIS
PROGRAMA
Nesta sessão vamos ver exemplos de projetos digitais criados por alunos em contexto multidisciplinar, e vamos também nós "pôr mãos na massa" para criar um jogo simples.
Organização: HAPPY CODE Formador(a): Ana Martins Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES
11:00 - 11:45
A IMPORTÂNCIA DOS FATORES PSICOLÓGICOS PARA UM JOGADOR DE ESPORTS
Esgotado
Os participantes desta sessão ficarão a conhecer a dimensão psicológica do fenómeno dos eSports e de como pode ser a diferença para jogadores que queiram chegar mais longe.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Helena Pereira Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: ES - SECUNDÁRIO
11:00 - 11:45
PYTHON IA
Esgotado
Os participantes irão compreender as sintaxes básicas da Programação Python voltadas para Inteligência Artificial. O objetivo será o desenvolvimento de um bot automatizado para facilitar tarefas do cotidiano
Organização: SHARKCODERS Formador(a): Wilson Bekesas Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: ES - SECUNDÁRIO
11:00 - 11:45
WORKSHOP EM DESENVOLVIMENTO DE APPS
Esgotado
Qual a maneira mais fácil e imediata de criar a sua própria App para telemóvel (Android ou iPhone)?
Organização: HAPPY CODE Formador(a): Joana Lino Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: ES - SECUNDÁRIO
11:00 - 12:00
COMO CRIAR CONTEÚDOS DE QUALIDADE COM UM SMARTPHONE
Esgotado
Com a rápida evolução das câmaras e aplicações dos smartphones, cada vez mais é fácil criar conteúdos com excelente qualidade e aspeto profissional. Nesta sessão irás aprender quais as vantagens, oportunidades e limitações destes dispositivos, bem como técnicas para criares conteúdos de qualidade e destacá-los.
Organização: FLAG Formador(a): Rui Simões Capacidade: 12 Pessoas Destinatários: ALUNOS
11:00 - 13:00
EXPLICAÇÃO LIVRE DE JOGOS DE TABULEIRO
Sem inscrição
Para quem quer experimentar jogos novos, simples e curtos, temos jogos diferentes para toda a gente com explicadores dedicados, basta chegar, sentar e divertirem-se a jogar.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Nuno Carreira Capacidade: 16 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
11:00 - 13:00
SAMORAJOGAR – O JOGO INCLUSIVO, DE PORTUGAL PARA O MUNDO
Sem inscrição
Organização: SAMORAJOGAR Formador(a): Carlos Sousa Capacidade: 40 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
11:00 - 13:00
EXPLICAÇÃO DE JOGOS MODERNOS
Sem inscrição
Organização: CLUBE DE ESTRATÉGIA DO SEIXAL Formador(a): Alexandre Pita Capacidade: 16 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
Os participantes irão aprender o que é um jogo narrativo e como pode ser utilizado para explorar os mais diversos temas em contexto educativo: desde dinâmicas de grupo a exploração de conteúdos mais complexos e com nuance. E como pode ser divertido fazê-lo.
Organização: ELEMENTO Formador(a): André Tavares Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES
12:00 - 13:00
COMO FAZER STREAMS PROFISSIONAIS PARA DIFERENTES PLATAFORMAS
Esgotado
Existem múltiplas plataformas e redes sociais para as quais podes fazer um stream. Nesta sessão irás a aprender a transmitir simultaneamente para diferentes destinos e quais as melhores boas práticas e como aplicá-las.
Organização: FLAG Formador(a): Rui Simões Capacidade: 12 Pessoas Destinatários: ALUNOS
13:00 - 13:45
MY 3D GAME
Esgotado
Os participantes irão aplicar o pensamento computacional no desenvolvimento de jogos 3D, com a linguagem visual de programação, através de uma interface bastante simples e apelativa que é composta, essencialmente, por elementos visuais o que possibilita uma rápida e fácil compreensão do seu funcionamento
Organização: SHARKCODERS Formador(a): Wilson Bekesas Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 2º CICLO
Desenvolver processos de raciocínio para interpretar problemas e resolvê-los por etapas, com persistência e sentido crítico, torna-se útil diversas áreas disciplinares. Nesta sessão vamos experimentar pequenos exercícios e ferramentas que permitem trabalhar de forma lúdica estas competências essenciais.
Organização: HAPPY CODE Formador(a): Ana Martins Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES
14:00 - 14:45
JOGO DA PARTICIPAÇÃO
Esgotado
Os participantes poderão experimentar o jogo da participação e aprender a gerir que projetos devem ser desenvolvidos em cada bairro tendo em conta as suas necessidades. E em modo de debriefing do jogo discutir as temáticas acerca das necessidades dos diversos bairros, e de como se organizam as necessidades e vontades das populações, como é que temas como a interculturalidade, a igualdade de genero, o ambiente entre outros, tem ou não impacto nas decisões.
Organização: CLUBE INTERCULTURAL EUROPEU Formador(a): Nuno Wemans Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 2º e 3º CICLO
14:00 - 14:45
MY 3D GAME
Esgotado
Os participantes irão aplicar o pensamento computacional no desenvolvimento de jogos 3D, com a linguagem visual de programação, através de uma interface bastante simples e apelativa que é composta, essencialmente, por elementos visuais o que possibilita uma rápida e fácil compreensão do seu funcionamento
Organização: SHARKCODERS Formador(a): Wilson Bekesas Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 2º CICLO
14:00 - 14:45
WORKSHOP EM DESENVOLVIMENTO DE APPS
Esgotado
Qual a maneira mais fácil e imediata de criar a sua própria App para telemóvel (Android ou iPhone)?
Organização: HAPPY CODE Formador(a): Joana Lino Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 3º CICLO
14:00 - 15:00
COMO FAZER UM MINIESTÚDIO COM LOW BUDGET
Esgotado
Tens ideias para gerar conteúdos mas não sabes por onde começar e em que equipamento investir? Nesta sessão, aprenderás dicas para fazer uma escolha acertada do equipamento a utilizar assim como aspetos a considerar na escolha dos elementos necessários ao teu mini estúdio
Organização: FLAG Formador(a): Gonçalo Estrelado Capacidade: 12 Pessoas Destinatários: ALUNOS
14:00 - 17:00
JOGA E APRENDE: TRABALHO EM EQUIPA E COMUNICAÇÃO
Sem inscrição
Nos jogos baseados em estratégias de cooperação, os jogadores utilizam os seus pontos fortes para, juntos, atingir um objetivo. É essencial que comuniquem de forma clara e eficaz para que consigam ganhar o jogo. Vem trabalhar estas competências e jogar jogos como: Pandemic, A Ilha Proibida, Código Secreto, Magic Maze.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Helena Pereira Capacidade: 8 Pessoas Destinatários: ALUNOS E PROFESSORES
14:00 - 17:00
SESSÃO ÚNICA DE DUNGEONS & DRAGONS
Sem inscrição
Organização: ELEMENTO Formador(a): Marta Costa Capacidade: 4 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
14:00 - 19:00
EXPLICAÇÃO LIVRE DE JOGOS DE TABULEIRO
Sem inscrição
Para quem quer experimentar jogos novos, simples e curtos, temos jogos diferentes para toda a gente com explicadores dedicados, basta chegar, sentar e divertirem-se a jogar.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Nuno Carreira Capacidade: 16 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
14:00 - 19:00
SAMORAJOGAR – O JOGO INCLUSIVO, DE PORTUGAL PARA O MUNDO
Sem inscrição
Organização: SAMORAJOGAR Formador(a): Carlos Sousa Capacidade: 40 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
14:00 - 19:00
EXPLICAÇÃO DE JOGOS MODERNOS
Sem inscrição
Organização: CLUBE DE ESTRATÉGIA DO SEIXAL Formador(a): Alexandre Pita Capacidade: 8 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
14:00 - 20:00
APRENDE OS JOGOS: CAN'T STOP E JAIPUR
Sem inscrição
No âmbito do 2ª edição do Campeonato Nacional de Jaipur e 3ª edição do Campeonato Nacional de Can't Stop, a Jogos do Mundo propõe-te descobrires estes dois incríveis jogos de tabuleiro. Vem aprender como se jogam e, ao jogares, habilitas-te a ser um dos felizes contemplados com um wild card para a fase final que vai decorrer no fim de semana e que junta os melhores jogadores da atualidade. Jogamos?
Organização: JOGOS DO MUNDO Formador(a): Luís Dinis Capacidade: 8 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
Garantir a sequência e coerência nas várias etapas de aprendizagem, e uma progressão gradual do conhecimento, é essencial. Os próprios alunos podem contribuir para a articulação entre ciclos de ensino criando projetos digitais para colegas de anos de escolaridade distintos. Nesta sessão vamos abordar de forma prática como o fazer.
Organização: HAPPY CODE Formador(a): Ana Martins Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES
Os participantes irão compreender os conceitos base da gamificação, porque é essencial como estratégia de criação de envolvimento e como a poderiam aplicar em contexto educativo, indendentemente do suporte analógico ou digital.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Manuel Pimenta Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES
15:00 - 15:45
ANDROID APPS
Esgotado
Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos
Organização: SHARKCODERS Formador(a): Francisca Corga Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 3º CICLO
15:00 - 15:45
WORKSHOP EM MINECRAFT
Esgotado
Minecraft Education é uma plataforma baseada em jogos que inspira uma aprendizagem criativa e inclusiva por meio do jogo. Vamos explorar mundos e aprender a programar em linguagem blockly, para que aprendam a controlar as suas próprias personagens, assim como, criar os seus próprios jogos.
Organização: HAPPY CODE Formador(a): Joana Lino Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 2º CICLO
15:00 - 16:00
COMO ESTAR PERANTE UMA CÂMARA
Esgotado
Aparecer em fotos ou vídeo é uma constante nos dias de hoje. Mas por vezes a imagem que transmitimos não é a que queremos. Nesta sessão irás aprender técnicas que te irão ajudar a criar uma performance mais eficaz quando estiveres em frente a uma câmara.
Organização: FLAG Formador(a): Gonçalo Estrelado Capacidade: 12 Pessoas Destinatários: ALUNOS
16:00 - 16:45
GAME DESIGN 101
Esgotado
Nesta sessão os participantes vão aprender a desenhar um jogo, da ideia, à concepção, à prototipagem e à criação de uma versão equilibrada. Para os que sempre quiseram criar um jogo e nunca o conseguiram fazer, esta framework será o passo necessário para pôr ideias em prática.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Bruno Ribeiro Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: ES - SECUNDÁRIO
16:00 - 16:45
ANDROID APPS
Esgotado
Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos
Organização: SHARKCODERS Formador(a): Francisca Corga Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 3º CICLO
16:00 - 17:00
COMO TE DESTACARES ENQUANTO INFLUENCER
Esgotado
Todos podem ser influencers. Contudo nem todos o são. Nesta sessão, vais aprender quais os passos a seguir para te tornares um influenciador, bem como dicas para atraíres e envolver os teus seguidores.
Organização: FLAG Formador(a): Gonçalo Estrelado Capacidade: 12 Pessoas Destinatários: ALUNOS
18:00 - 22:00
TORNEIO POKEMON
Sem inscrição
Vem jogar connosco, nos nossos torneios com muitos prémios e diversão para todos!
Organização: LOTUS VALLEY Formador(a): Pedro Santos Capacidade: 16 Jogadores Destinatários: INSCRITOS
20:00 - 22:00
EXPLICAÇÃO LIVRE DE JOGOS DE TABULEIRO
Sem inscrição
Para quem quer experimentar jogos novos, simples e curtos, temos jogos diferentes para toda a gente com explicadores dedicados, basta chegar, sentar e divertirem-se a jogar.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Nuno Carreira Capacidade: 16 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
20:00 - 22:00
SAMORAJOGAR – O JOGO INCLUSIVO, DE PORTUGAL PARA O MUNDO
Sem inscrição
Organização: SAMORAJOGAR Formador(a): Carlos Sousa Capacidade: 40 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
20:00 - 22:00
EXPLICAÇÃO DE JOGOS MODERNOS
Sem inscrição
Organização: CLUBE DE ESTRATÉGIA DO SEIXAL Formador(a): Alexandre Pita Capacidade: 16 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
Programa sujeito a alterações. Recomendamos consulta regular.